Índice
ToggleEntenda como fazer um planejamento tributário que funcione no seu restaurante
Saiba o que é e como elaborar um planejamento tributário no seu restaurante e conheça como ele ajuda sua empresa a economizar
Boa parte dos lucros de uma empresa é direcionada para o pagamento de tributos, o que muitos não sabem é que restaurantes podem contar com o planejamento tributário para enxugar seus gastos.
Este artigo foi preparado com o objetivo de ajudar você a saber mais sobre o assunto, por meio do entendimento sobre quais os tributos que um restaurante precisa pagar, do que se trata essa ferramenta, como ela funciona e por que contar com o planejamento tributário é uma estratégia inteligente para pagar menos impostos em sua empresa.
Dito isso, fique com a gente até o final do nosso material e faça uma ótima leitura!
O que é um planejamento tributário?
O planejamento tributário pode ser entendido como um estudo realizado com o propósito de identificar quais as alternativas, permitidas por lei, as quais vão ajudar sua empresa a pagar menos impostos.
Para tanto, uma das principais estratégias utilizadas em sua elaboração se trata de fazer uma projeção dos resultados da sua empresa e, a partir daí, calcular os impostos em cada um dos regimes existentes para entender qual deles proporciona menores gastos.
Todavia, ele pode não se resume a isso, ele busca conhecer todas alternativas as quais poderão ajudar você a ter mais economia nesse aspecto, como benefícios fiscais aos quais sua empresa possa aderir.
Artigos sugeridos:
- Recuperação de crédito: melhore a gestão financeira da sua empresa
- Nota fiscal: o que é, como e por que emitir a sua
- Irregularidades tributárias: a Receita Federal está fiscalizando!
Quais tributos seu restaurante precisa pagar?
Nesse aspecto, é importante que, por vezes, o planejamento tributário consegue encontrar formas de reduzir as alíquotas ou mesmo base de cálculo ligadas à incidência de um tributo, mas eles geralmente deverão ser pagos por sua empresa.
Tratando-se de restaurantes, os principais que devem ser recolhidos são:
- Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
- PIS;
- Cofins;
- ICMS.
A forma de cálculo de cada um deles varia de acordo com o regime (Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido).
Também é importante trazer que, dependendo das operações da sua empresa, poderá ser necessário recolher outros tributos, como o IOF.
Por que é importante ter apoio de especialistas?
Lidar com tributos é coisa séria e o não cumprimento de forma integral com a legislação pode fazer com que a sua empresa tenha de lidar com sérios problemas, como multas, juros e autuações.
Ainda, o crescimento do seu negócio poderá ser comprometido, pois ao precisar de financiamento ou participar de licitações você poderá não conseguir, devido a existência de débitos tributários.
Sendo assim, contar com especialistas é a melhor forma de realizar o planejamento tributário e encontrar caminhos que, de fato, vão ajudar você a ter mais economia e não gerar mais problemas para sua gestão.
No link abaixo você conhecerá quem pode ajudar você nesse assunto:
RealFinance: suporte especializado, focado na melhoria dos seus resultados
Como a gente pode observar, o planejamento tributário é uma estratégia eficiente, a qual vai ajudar você a encontrar possíveis formas de ter mais economia ao recolher os seus tributos.
Nós, da RealFinance, somos uma contabilidade especializada nesse tema e vamos ajudar você a lidar com o assunto com mais segurança.
Clique no botão abaixo e conheça de perto os benefícios que você terá ao contar com o nosso apoio!
Preciso ter mais economia em minha empresa!